Header Ads

Estamos em Restauração

"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias." (Jó 42:10-17)

O livro de Jó trata do sofrimento humano. Jó era um homem bom, rico e feliz, mas Deus permitiu que da noite para o dia ele perdesse os filhos e tudo o que tinha e que fosse atacado por uma doença dolorosa e nojenta.

Jó não compreende como Deus deixou que tamanha desgraça caísse sobre ele, visto que, sempre foi um homem bom e honesto, que se desviava do mal. Neste estado de angústia e de dúvida, Jó chega a desafiar a Deus. Ele exige uma explicação para que finalmente possa ser aceito por Deus e considerado pelos outros como um homem bom e correto.

Deus responde às perguntas de Jó, revelando para ele o seu próprio poder, soberania e sabedoria.
Humildemente Jó reconhece que ele não é nada diante de um Deus tão poderoso e sábio e se arrepende de haver usado palavras duras e violentas.

Jó, mesmo com a sua impaciência, as suas reclamações e os seus protestos, conservou a fé num Deus que é justo. Ele reconheceu que os seres humanos não podem compreender tudo nem explicar bem a razão por que às vezes também os inocentes sofrem. Jó é a pessoa sem dúvida que viveu todas as circunstâncias que desestruturam os servos de Deus. Jó é o grande exemplo pela confiança, fé, dinamismo, perseverança, esperança e domínio próprio.

Nada separou este homem de Deus: nem perdas, nem enfermidade, nem amigos, nem esposa, nem filho, nem dinheiro, nem circunstâncias. Ele soube com submissão e coragem vencer os obstáculos que encarou.

Eu entendo que; bens (finanças), filhos, saúde, casamento, e amizades refletem as grandes dificuldades enfrentadas pelas famílias em todos os tempos. Sobretudo nestes dias de pós-modernidade, essas coisas têm sido as causas da destruição de muitas pessoas.

Irmãos! Há um esforço concentrado do nosso adversário para desestabilizar e destruir a nossa família.

Eu não defendo a tese de que satanás é o responsável por tudo de ruim que acontece no mundo. O homem tem uma natureza corrompida e do seu coração procedem os maus desígnios. Não concordo com a teologia que diz que o homem não precisa de arrependimento, apenas de libertação. Mais, não podemos estar cegos para a realidade da luta que travamos contra o inimigo e contra o pecado. Satanás não é uma ficção, não é um ser mitológico nem uma lenda religiosa. Ele é um anjo caído. É um inimigo real, perigoso, perverso, assassino, ladrão, mentiroso, maligno, destruidor. Seu grande propósito é roubar, matar e destruir (Jo 10.10). Nosso inimigo é estrategista. Ele é especialista em inventar meios para afligir os filhos de Deus. Ele vive rodeando a terra. Não descansa nem dorme. Não tira férias, nem perde uma oportunidade de atentar contra aqueles que amam a Deus.

O livro de Jó nos mostra satanás atacando cinco áreas vitais na família: finanças, filhos, saúde, casamento e amizades. No caso de Jó com permissão de Deus, satanás investiu sobre ele atingindo cinco áreas vitais em sua vida.Quando estudo o livro de Jó, aprendo algumas lições muito importantes.
1ª Lição; As crises surgem em nossa vida inesperadamente - Não havia nada estranho na vida de Jó, nenhum sinal de alerta, aparentemente tudo estava bem e estava mesmo! De repente a tragédia desabou sobre sua vida e sobre sua família. A crise não manda telegrama avisando a sua chegada. Muitas vezes, ela nos colhe de surpresa (súbito).

2ª Lição; Satanás está sempre espiando e rondando a nossa família-Ele é ladrão, assassino, acusador, devorador, mentiroso. Está sempre procurando uma brecha para colocar a sua cunha. Está sempre à cata de uma oportunidade para afligir a família. Precisamos estar alertas. Precisamos orar e vigiar. Precisamos ser revestidos de toda a armadura de Deus e revestir-nos do poder do Senhor (Efésios 6:10-18).

3ª Lição; A ação de Satanás é limitada por Deus - Às vezes, Satanás age em nossa vida e família, porque damos brecha, porque abrimos o flanco (lado). Outras vezes, Deus permite isso para nos provar e nos fortalecer ainda mais na fé. Mas satanás estará sempre no cabresto de Deus, sob a autoridade de Deus. Ele não pode ir além daquilo que Deus lhe permite (1.12; 2.6).

4ª Lição; Deus é soberano e poderoso para transformar as nossas tragédias em bênçãos - A última palavra é de Deus. A vitória é do Senhor. Deus sempre é vencedor. Ele é campeão invicto em todas as batalhas. Por isso, quem está com o Senhor é mais do que vencedor. O sofrimento de Jó serviu para provar que os filhos de Deus são sempre vencedores e fiéis.
Mesmo que agora você NÃO esteja vendo um cenário de vitória, creia pela fé que a vitória é sua. Não importa os perigos da jornada, você chegará salvo e seguro. Deus não lhe promete ausência de luta, mas certeza de vitória. Deus não lhe promete caminhada fácil, mas assegura a chegada. A vida triunfará sobre a morte. A justiça triunfará sobre a injustiça. A verdade triunfará sobre a mentira. Levante a cabeça. Olhe para o Senhor. Continue crendo, e você verá a glória de Deus. Mesmo que você esteja sofrendo uma goleada, o jogo ainda não acabou. Você é vencedor.
Ilustração

Duas universidades americanas disputavam a final de um campeonato. De um lado estava o melhor jogador de futebol dos Estados Unidos. Ele era a esperança de gols e a convicção do troféu de campeão. O estádio estava lotado, com muitas bandeiras sendo agitadas. Os dois times entraram em campo sob o aplauso das duas torcidas. O melhor jogador, aquele em quem havia sido depositada a maior esperança, jogou mal, fez um gol contra e saiu vaiado e de cabeça baixa no final do primeiro tempo. Desceu para o vestiário arrasado, envergonhado e cheio de desesperança. As lágrimas rolavam em seu rosto. O treinador passou a mão em sua cabeça e lhe disse: “Coragem! O jogo não acabou. Nós vamos vencer. Volte a campo e lute, e vença!”. O jogador voltou. Jogou como nunca em sua vida. Virou o placar. Ganhou o jogo e o campeonato. Saiu de campo como herói, aplaudido.

Meu irmão(a)Pode parecer que agora o inimigo está levando vantagem sobre você e dando de goleada. Pode parecer que agora o ímpio esteja levando vantagem sobre você. Mas o jogo não acabou. A caminhada da vida não acabou. Você vencerá. Sua família vencerá. Levante a cabeça em nome de Jesus. Coragem! Você vai vencer. Lute! Lute! Lute! E vença! Hoje é tempo de restauração para a sua vida e para sua família!


Pr. Francisco Lima

Data: 05 09 2009

Fontes:

Bíblia sagrada
Hernandes Dias Lopes- Restaurando a Família

***

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.